-------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------
Nascido em 11 de fevereiro de 1969, em Niigata, Niigata. É um mangaka, mais conhecido como ilustrador dos mangás Hikaru no Go e Death Note. A maioria de suas obras são feitas em conjunto de um roteirista. Foi mentor de mangakas famosos como Kentaro Yabuki, autor de Black Cat; Nobuhiro Watsuki, de Rurouni Kenshin; Busou Renkin e Yusuke Murata, de Eyeshield 21.
Ele tornou-se notado em 1985, com 16 anos, quando ele recebeu o Prêmio Tezuka com seu oneshot, "500 Konen no Shinwa". Ao entrar para a equipe do Weekly Shonen Jump, ele foi ajudante de Makoto Niwano antes de começar sua primeira grande série, com seu próprio roteiro e desenho, "Cyborg Jiichan G" em 1989, até então com o pseudônimo de "Ken Kobatake".
Tendo dificuldade durante vários anos na busca de um "hit" - ou um mangá popular - Obata começou a colaborar com outros escritores em suas histórias. Ele finalmente começou a série que criou seu nome quando se juntou com Yumi Hotta em Hikaru no Go, a partir de 1998.
Após o término de Death Note, começou a trabalhar como ilustrador de Blue Dragon Ral Grado, uma adaptação para mangá do jogo eletrônico Blue Dragon. Após o término deste, - no outono de 2007 - desenhou um oneshot Hello Baby que saiu em primeiro nos questionários da Jump Square.
-------------------------------------------------------